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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TRABALHANDO COM MARKETING ...

O primeiro passo para construir um Blog rentável

“Começar com o fim em mente.” – Stephen Covey, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
Por uma questão de argumento, vou assumir que se você está lendo este post do blog é porque você está, pelo menos, um pouco interessado em ganhar dinheiro com seus esforços com blogs.
Por que essa suposição é importante? Bem, existem várias razões porque alguém poderia blogar que são completamente alheios a ganhar a renda (embora não são mutuamente exclusivos para o lucro). Blogar pode ser simplesmente uma forma de expressão criativa, ou pode ser uma maneira de compartilhar uma paixão com outras pessoas que tem os mesmos hobbies.
Mas se um de seus principais objetivos em blogs é lucrar com sua atividade, há uma coisa absolutamente essencial que você deve determinar desde o início - ou se já tiver começado… ainda é tempo!

A palavra chave é: FOCO

“Espere, eu pensei que já haviamos concordado que eu estava interessado em ter lucro com meu blog. Não posso sair escrevendo sobre tudo?”
Não, não e não. “Tudo” é muito geral e não específica um nicho, para dar-lhe um foco eficaz e para ajudá-lo a alcançar esse resultado.
Eu sempre estranho quando vejo bem-intencionados blogueiros veteranos, dando conselhos a novatos:

“Apenas se concentre na criação de um variado conteúdo. Não há nenhuma razão em preocupar-se muito sobre nicho, monetização e foco logo no início, mesmo porque você não terá muito tráfego mesmo.”
Errado!

Se estivéssemos abrindo uma “empresa off-line” (saiba que muitos blogueiros tem empresa com CNPJ aberto e tudo mais), como soaria este aconselhamento?
“Apenas se concentre em fornecer vários serviços (ou grandes variedades de produtos). Não há nenhuma razão em preocupar-se muito com o produto específico, monetização ou foco logo no início, mesmo porque você não terá muitos clientes mesmo.”

Vê o problema?
Assim, uma vez que você e eu não estamos interessados em um blog cuja rentabilidade é um pouco acima de ZERO, o que devemos fazer?
Em primeiro lugar, precisamos determinar a principal maneira de criar renda no nosso blog, pelo menos num sentido geral (você sempre pode testar e ajustar os métodos específicos, como você verá).

Conhecendo a natureza geral de como planejamos monetizar o nosso blog, podemos começar a moldar o estilo e o foco do conteúdo tão grande para que ele possa começar a nos ajudar perceber se alguns dos objetivos estão em linha ou se devem ser alterados.
Não escolha o nicho e depois que tiver milhares de visitas se preocupe com renda. Faça ao contrário. Esteja preparado. Planeje o resultado final, para estar preparado desde o começo, como diz a frase no começo deste post.

Na tentativa de ajudar, aqui estão três cenários simples de monetização:
1.) Fazer dinheiro através de receitas de publicidade.
Isso inclui publicidade contextual, vendas anúncio direto (como o Google AdSense) e os rendimentos de afiliação. Se quiser aprenda como melhorar seu rendimento no Adsense
2.) Fazendo dinheiro vendendo seus próprios produtos ou serviços.
Seus próprios conhecimentos na fabricação de produtos ou serviços profissionais especializados de consultoria. Ou pode ser até mesmo bens de nicho de consumo. Um exemplo é o vlogger PC Siqueira, que agora vende roupas e canecas com sua marca, através de uma parceria com uma agência de publicidade.
3.) Criando oportunidades de renda por construir sua reputação em seu nicho.
Este é um pouco mais difícil no começo, mas gera um resultado muito bom e é legítimo ter como objetivo.S Quando você já estiver estabelecido no seu nicho, um blog com bom tráfego pode ajudar a aumentar sua visibilidade e melhorar a sua reputação. Levando por sua vez, a falar de produtos no mercado, mediante patrocínio das marcas, entre outros casos.
O importante é que depois de determinar o que é o objetivo e planejamento desejado do seu blog, você pode usar como um guia para ajudar a moldar tudo, desde a concepção do seu blog até os tópicos dos posts que você escreve. Tal qual um Plano de Negócios, numa “empresa off-line”
A idéia é sempre manter uma base de integridade e que seus posts, seja de qual nicho for, se esforçam para ajudar os leitores, ao mesmo tempo que ajuda a você mesmo. Se você é excessivamente mercenário em sua abordagem, se você estiver apenas interessado em fazer o maior número de posts possíveis apenas para gerar renda, seus leitores vão perceber isso e seu blog vai morrer.

Às vezes, isso parece extremamente óbvio. Escolha um tema e crie um blog sobre este tema/nicho. Coloque o Adsense e ganhe dinheiro. Simples.
Mas, às vezes, isso é menos óbvio. Imagine um blog sobre seus serviços profissionais. Para “aumentar o tráfego”, você começa a escrever sobre os resultados de seu time de futebol, ou o que fez no fim de semana. Qual atitude que espera de seus leitores? Qualquer uma, talvez se tornem grandes amigos por torcerem para o mesmo time, ou partilharem dos mesmos hobbies. Porém o objetivo que é a de te contratar…
Que medidas vão incentivar seu leitor a dar o próximo passo no caminho para o qual você está tentando realizar? Determinação, para que você pode incentivar esse próximo passo, pode ser a segunda etapa essencial na criação de um blog rentável, logo após saber seu resultado.
Quais são seus pensamentos sobre este assunto? No que você acha que é importante se concentrar ao tentar construir um blog rentável (ou qualquer tipo de site rentável)?

Colaborador :Publicado por Leo em 08/12/2010

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