URGENT TELECOM

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MATERIAS SELECIONADAS SOBRE TI.

Prepare-se: 2011 será o ano para desenvolver aplicativos móveis

14 de dezembro, 2010 (3 dias atrás) | Diego Cordeiro | Desenvolvimento, Desenvolvimento de Aplicações, Treinamentos, carreira, desenvolvimento de aplicativos

O mercado de telefonia móvel está em franca expansão. Após entrar em cena definitivamente em 2010, os celulares e dispositivos móveis vão ter lugar de destaque em 2011. Gartner, IDC e outros institutos respeitados mundialmente já apontaram a tendência e apresentaram suas análises. Agora cabe a você se preparar para esse novo mercado que está surgindo.

Além de aplicações nativas, um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado móvel é a redução dos custos com hardware, além da evolução dos componentes, e o surgimento de interfaces, sistemas operacionais que facilitam a interação e o uso de novas funções oferecidas pelos aparelhos.

Dentro desse novo cenário, surge um novo campo com muitas oportunidades profissionais: o desenvolvimento de aplicativos móveis. A Impacta Certificação e Treinamento organizou uma palestra para falar sobre o desenvolvimento com Android, uma das principais linguagens do mercado, e fizemos um bate-papo por email com Vinicius Souza, instrutor da Impacta e desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis.

Confira abaixo a entrevista:

1) O mercado para desenvolvedores está aquecido por causa da explosão na venda de smartphones mundo afora. Por quanto tempo o mercado continuará assim? 2011 será melhor que 2010 para os desenvolvedores de aplicativos?

R: A venda dos smartphones ao redor do mundo faz parte de uma estratégia interessante para todos os envolvidos, pois aumenta o lucro das operadoras através do consumo de pacotes e serviços, ampliam o mercado de venda de aplicativos para os desenvolvedores e o valor
agregado no produto adquirido pelo consumidor. Para facilitar a compreensão do quão promissor este mercado se mostra, podemos analisar alguns números levantados pelo Gartner. Mesmo com a ampla gama de aplicativos disponíveis, um estudo demonstra que ainda existe muito espaço neste mercado, mesmo em segmentos que antes não eram encarados como promissores. Um exemplo seria o desenvolvimento de games para smartphones que estima-se que atinja uma movimentação de U$ 5,6 bilhões ao final deste ano e movimente U$ 11,4 bilhões até o fim de
2014. Hoje, 80% dos aplicativos baixados são jogos, contrariando a idéia inicial de que smartphones eram apenas ferramentas de trabalho para aumentar a produtividade de executivos e profissionais de campo. Este é um exemplo de que mudar a ótica em um mercado emergente pode
trazer grandes resultados e retorno a curto prazo. O mercado está crescendo agora e os números confirmam que este se mostra repleto de oportunidades, tanto para os empreendedores criativos, quanto para os desenvolvedores capacitados.

2) Compartilhe um pouco da sua experiência e nos conte um pouco sobre o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Qual a principal dificuldade? Como é o processo de criação? Qual o principal ingrediente de um aplicativo de sucesso? Você pode dar alguns exemplos?

R: As dificuldades envolvidas na criação de um software para dispostivos móveis mudaram drasticamente nos últimos anos. Antes era muito difícil conviver com a pequena quantidade de memória disponível e também a baixa qualidade gráfica dos dispositivos disponíveis no mercado. Não existiam padrões, cada fornecedor de hardware instaurava os seus e a entrada de informações era desconfortável e entediante. Hoje a dificuldade reside em identificar os diferentes grupos deste mercado amplamente segmentado e ter boas idéias para ganhar o segmento que tomar como alvo. Boa parte das dificuldades que passávamos antigamente foram superadas com a evolução do hardware utilizado na construção dos aparelhos, com a instauração de padrões para criação de hardware e também no surgimento de sistemas operacionais para intermediar a manipulação dos recursos de hardware por softwares de terceiros.

Na minha opinião, o principal ingrediente [de um aplicativo de sucesso] é ter uma boa idéia, afinal, se o seu software não suprir uma necessidade das pessoas, elas não irão adquirí-lo, e nesse caso não vai importar se fez o software mais perfeito do mundo pois ninguém vai ver. O android Market é um exemplo de uma boa idéia, outros softwares que gosto muito são o Shazam, quick office, tweet deck e terminal emulator.

3) O Android Market está oficialmente no Brasil e em mais 35 países. Você pode nos falar um pouco sobre ele? Qual a perspectiva para desenvolvedores que estão entrando nessa área?

R: O android market é um repositório de aplicativos para smartphones baseados em Droid X que inova a forma de distribuição de softwares. Este modelo de distribuição facilita a vida do desenvolvedor permitindo que qualquer pessoa distribua suas soluções ao redor do
mundo, sem os problemas de custos excessivos ou problemas de logística. Através do Android Market, seus aplicativos ficam disponíveis para o mundo todo, a qualquer hora. Pense nas
possibilidades, afinal, você consegue vender seus softwares em qualquer mercado, bastando tomar os devidos cuidados durante a fase de desenvolvimento para contemplar as peculiaridades referentes as culturas que deseja atingir.

4) Atualmente, podemos achar quase tudo na internet, inclusive tutorias que ensinam desde pratos de comida até o desenvolvimento de programas. Dentro desse cenário, qual a importância de realizar um treinamento para começar a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis?

R: A importância de realizar um treinamento se dá devido a possibilidade de acelerar o aprendizado e a imersão neste mercado novo. A curva de aprendizagem se torna mais íngrime e o processo menos árduo, além de que entramos em contato com profissionais do mercado
que nos transmitem parte das experiências pelas quais já passaram.

5) Para finalizar: quais dicas você daria para quem está pensando em entrar nesse mercado?

R: Inicialmente, tenha em mente qual o seu objetivo em relação a este novo mercado e então defina um plano de estudos coerente com o que deseja alcançar. Estabeleça metas e prazos para atingir seus planos, mas tome cuidado para não perder o tempo certo de entrar no mercado.
No mundo de TI, tudo acontece de forma muito rápida e um descuido pode significar a perda de grandes oportunidades. Lembre-se que a mesma amplitude de mercado que o torna promissor, também aumenta a competitividade e quanto mais você demorar, maior a chance de ver sua
grande idéia sendo vendida por outra pessoa.

CRÉDITOS DE AUTORIA: O Blog Impacta é um canal de notícias do universo da tecnologia mantido pelo maior e melhor centro de treinamentos em TI do Brasil. No Blog Impacta você também encontra informações, promoções e eventos realizados pela Impacta.
http://impacta.blogempresa.com.br/2010/12/14/prepare-se-2011-sera-o-ano-para-desenvolver-aplicativos-moveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário