Hoje, praticamente todas as empresas têm uma presença na web, tem seu próprio site, mas o número é drasticamente reduzido se perguntarmos quantas dessas fazem um patrimônio de marketing online, que realizam ações na forma de marketing de rede planejada e direcionada para metas em consonância com o resto das atividades tradicionais de marketing da organização.
Entre o vasto leque de atividades de marketing online que você pode desenvolver, lhe são mostrados aqui como os poucos e principais recursos podem ser utilizados, que referencio mais adiante nesta informação, mas quero destacar as enormes sinergias que resultam da utilização de vários desses instrumentos em uníssono nas nossas campanhas de marketing online, e os constrangimentos decorrentes de uma utilização planejada dessas ações, em comparação a desenvolver uma coordenada num plano de marketing on-line orientada para objetivos concretos e mensuráveis.
Estratégia Online Para ter sucesso na utilização dessas ações, é fundamental que elas estejam enraizadas na estratégia global da organização e são parte de um plano coordenado, que deve levar-nos ao objetivo pretendido, seja por aumentar a visibilidade da nossa marca ou produto, o posicionamento destes, atrair novos clientes, a fidelização dos já existentes, e assim por diante.
Nem tudo é vendido on-line...Além disso, devemos considerar que nem todos os nossos esforços de marketing online deve conduzir a uma venda realizada através da Internet, mas a rede está se tornando uma poderosa ferramenta para a compra da prescrição, que são depois consolidadas através de nossos canais tradicionais, quer por telefone, na loja física (ponto de venda), e assim por diante.Por exemplo, hoje praticamente ninguém, compra um carro através da Internet, mas é igualmente verdade que quase ninguém vai a uma concessionária para comprar um veículo, sem consultar previamente a informação na Web sobre o carro, é provável que a decisão de comprar este veículo tenha sido tomada devido a informação à partir da Internet, onde se verifica detalhes sobre o que queremos comprar.
Em outros setores, como na indústria de viagens, mais precisamente no setor de Turismo, é preciso lembrar os dados de vários estudos, como os decorrentes da maior pesquisa feita na Espanha, o Estudo Geral Media (EGM), em que descobrimos que a maioria das compras feitas através da Internet, estão diretamente relacionados ao turismo. Assim, 26% dos usuários da Internet na Espanha reconhecem ter comprado seus bilhetes através da Internet, além de + de 27% que tinham feito suas reservas de hotéis e pacotes de férias.
1. Alta e Posicionamento em Buscadores
Alguns estudos afirmam que 60% das compras feitas on-line, tem suas origens em um motor de busca, e considerando que cerca de 80% das buscas são realizadas, na Espanha, através de sites de busca, e já temos os dados de base para o posicionamento da importância destas ferramentas de primeira linha no mercado.
É essencial que o nosso site esteja incluído nos principais motores de busca nacional e internacional, e em específico para a nossa atividade. Mas isso não é suficiente, pois o número de pessoas que vão para além das primeiras páginas em suas pesquisas é muito pequena. Devemos nos esforçar para tirar os primeiros lugares, topo de páginas para as palavras-chave que o nosso público-alvo utiliza para procurar nossas categorias de serviços.Sabendo que as palavras de reformular o nosso site para posicioná-lo de modo privilegiado a tais termos nos motores de busca, com atenção especial para os relacionados acima será o principal objetivo do nosso trabalho.
2. Campanhas Link
Obter outros sites apontando para as nossas páginas é o objetivo de uma campanha de link ou links.Criar conteúdo de qualidade é garantia de que ao longo do tempo, cada vez mais seremos alvo de webmasters para decidir nossas páginas na internet, mas as técnicas, tais como troca de links ou a criação de conteúdos que temos de licença em troca de um link são estratégias que aceleram este processo. Podemos escrever um artigo, um estudo ou simplesmente espalhar um comunicado de imprensa, a tornar outras páginas apontando para o nosso site, isto é, chamar a atenção para o nosso site...Nós nos movemos duplamente, por um lado o tráfego proveniente destes sites que são altamente segmentados, muitos são gratuito e tem grande qualidade, mas, além disso, vamos melhorar nossa posição em alguns motores de busca, graças à importância que atribui às relações externas a apontar para nossas páginas.
Segundo o Page Rank (PR é a importância que o Google dá a cada página e varia de 0 a 10) das páginas do nosso objetivo e do número de links com as páginas, como este PR que pode ser transmitida de uma página a outra, é dividido entre os links que tenham essa página, nós podemos ajudar mais ou menos para aumentar a importância de enfrentar o nosso site nos buscadores.
3. Motor de busca de campanhas publicitárias - Campanhas Pay Per Click e Publicidade contextual
Após um grande esforço e depois de várias semanas ou mesmo meses de trabalho, podem aparecer nos motores de busca destaque em seus resultados por um punhado de palavras-chave, mas é normal, é preciso aparecer em dezenas ou centenas de combinações de palavras-chave (acredite, os utilizadores da Internet são muito criativos na busca). É por isso que, juntamente com as sinergias levanta a enorme campanha de publicidade em motores de busca com a campanha de altura e posicionamento.Podemos fazer campanha estratégica para que os nossos anúncios apareçam em qualquer combinação de palavras-chave e só pagar para um surfista, depois de ver o nosso anúncio, e somente se ele estiver interessado em nossa proposta, "clique" no anúncio e visite o nosso site. Isto nos permite saber quantas pessoas visitam-nos para a palavra-chave particular em um intervalo de tempo, e também saber qual o custo de aquisição de um cliente através de cada palavra-chave a qualquer momento.
Com a mesma fórmula de pagamento de gols, vamos fazer uma grande campanha publicitária em portais verticais, aqueles dedicados a um tema específico e com um público-alvo, ou pequenos sites da Web, destinado a um nicho de mercado que ainda é segmentado, onde a nossa publicidade aparecer, dependendo do contexto, o conteúdo da página que corresponde ao nosso serviço.Esta é agora a maior ferramenta de publicidade online utilizada pela grande maioria dos anunciantes, devido à sua elevada eficácia e eco que permite saber qualquer montante de investimento se é modesto, com resultados mensuráveis.
4. E-mail Marketing
O e-mail marketing não é apenas um e-mail, uma transferência via e-mail da nossa proposta comercial... É necessário de se perceber a ação coordenada de envio de mensagens personalizadas para uma base de dados em busca de muita conversa para um planejamento uníssono com o marketing. É óbvio que estas ações possam desenvolver suas próprias bases de clientes para aumentar o seu nível de compra e lealdade, ou encontrar novas bases de dados para expandir o nosso mercado e negócios.
Assim, uma empresa pode enviar uma oferta comercial de um segmento de dados do usuário com base em diversas variáveis, os fatores socioeconômicos (idade, sexo, local de moradia,carro, aceite de taxas de juros ...) etc, e se nós usamos um serviço de valor acrescentado com uma gestão profissional, ferramentas que informam maiores detalhes para acompanhar as pessoas que abrem seus e-mails, o tempo e com que freqüência eles lêem a sua oferta comercial.
Ao mesmo tempo, sabemos se eles clicam sobre as várias ofertas que contém a mensagem de marketing, e reagem de acordo com as ações subseqüentes.
Tomemos um exemplo hipotético para clarificar este ponto: Um hotel envia uma oferta semanal comercial para um grupo de usuários (clientes ou podem ser clientes potenciais), que contém duas opções, uma casa rústica e um destino de praia. Importante é sabermos se abrem seus e-mails e até mesmo o que clicaram em cada uma das ofertas, você pode determinar que, durante o mês, ou que fez em uma semana, aqueles que clicaram em 3 ou mais vezes no link do hotel praia, após o seu conhecimento do cliente (dados que podem ser hospedados em seu CRM) temos 9 dos 10 que decidem sobre o destino de férias de praia nos próximos 15 dias. Assim, reagem e segmentam seu banco de dados, de modo que podemos enviar uma mensagem específica para os usuários que tiveram o comportamento descrito, o qual lhes oferecemos uma percentagem de desconto, se optar por férias nos próximos 15 dias, que é a sua facilidade hoteleira. O cliente recebe a oferta do produto que está procurando, no momento em que você quer e um preço vantajoso. Este é verdadeiramente um com objetivo quase certo de venda para o marketing, e não o simples fato de colocar o nome no cabeçalho de um e-mail para mais um, e então oferecer a mesma oferta para todos nos bancos de dados sem ser customizado por interesses que não são vistos... Sentiu a diferença?
5. Public. Relations (PR.)
OnlineCada organização tem diferentes tipos de público, bem como os seus clientes, e um dos mais importantes formadores de opinião, líderes de opinião, jornalistas, etc.É possível, graças à Internet, desenvolver estratégias de Relações Públicas online. Podemos criar um kit de imprensa em nosso site, press releases, o nosso logotipo e as suas regras de utilização, contatos de mídia e outras informações relevantes para este importante grupo. Mas também podemos incorporar as nossas comunicações (arquivo, notas, eventos, etc) relações públicas orientadas para portais ou tornar mais ágil a jornalistas obter estas informações através de e-mail, e claro que podemos criar nosso banco de dados, meios convenientes para se manter informado da evolução da nossa empresa.
6. Programas afiliados
Os programas de afiliados nos permitem ter a nossa publicidade através de dezenas ou centenas de sites e paga somente por objetivos, um fixo por visita, ou ambos, para cada pedido de informação válido, ou mesmo para cada venda.Desta forma, temos uma campanha publicitária que pode reduzir muito os desacertos pois trabalhamos com todo o contexto envolvido, em todos os lugares possíveis de comunicação social, sendo sempre fiel ao nosso objetivo e ao cliente potencial, para que a nossa mensagem de marketing seja associada com um número de valores muito desejável.Os programas de afiliados, freqüentemente realizados quando nossos objetivos de marketing são mais ambiciosos, requerem grande projeto de orçamento e de um nível determinado, pois representam o sonho real de um gerente de negócios, onde seus vendedores virtuais trabalham por uma comissão, só em resultados.
7. Marketing Viral
A possibilidade de determinados materiais de publicidade, que, pela sua enorme reputação pode ser transmitido de um usuário para outro de uma maneira particular e livre é o objetivo do marketing viral.Devemos plantar as primeiras sementes da nossa mensagem através do envio de alguns milhares de e-mails de um banco de dados com o objetivo de que é transmitida por cada receptor a seus círculos de influência, ou usar técnicas de marketing de guerrilha para promover a sua divulgação.É verdade que o eco apenas de enviar uma mensagem a um grupo de clientes em potencial e, é devolvido por eles para seus conhecidos, já é uma estratégia rentável, porque na pior das hipóteses nós só pagamos para transmitir a nossa mensagem o primeiro, e os seguintes impactos será publicidade gratuita. Mas esta é uma visão muito pobre do que o marketing viral pode oferecer para a nossa campanha, porque realmente, se a nossa mensagem é transmitida por um destinatário de seu círculo de conhecidos, não apenas um impacto sem que estamos gerando, mas o eco de nossa mensagem não é mais percebido como meramente comercial, e torna-se uma recomendação de um conhecido, de modo a perder o que as barreiras comerciais realizariam, diminuem a defesa comum contra a publicidade cognitiva dos destinatários antes que a mensagem seja percebida de uma forma mais amigável.
Embora todas as ações de publicidade que têm aspirações virais sejam bem vistas, na sua dimensão final, fazem do marketing um território proibido para muitos. A ousadia de ações a serem empreendidas para alcançar o nível desejado de visibilidade para os indivíduos geralmente é conseguida para se transmitir aos seus círculos de influência.
8. Marketing de Guerrilha
Ações de baixa intensidade, como a participação em listas de discussão, blogs, sites de notícias, etc, a fim de ser reconhecida como uma referência no campo e qualificado para liderar “Visite nosso site”, é o mecanismo habitual de ações de marketing guerrilheiros.Tais ações estão mais orientadas para as empresas com orçamento limitado do marketing, uma vez que estes são partes, com um custo zero, mas que exigem a dedicação de acompanhamento de uma pessoa familiarizada com o negócio a ser realizado.
9. Publicidade e Patrocínio
Não podemos ignorar a publicidade tradicional através de banners, outdoors e múltiplas variantes conhecidas (arranha-céus, a camada intersticial, etc) como uma ferramenta chave para construir a imagem de marca e vendas.Normalmente olhando para ter presença na web sites onde o nosso público-alvo vai compensar sob a fórmula do custo por mil impressões de nossos banners (CPM), embora as negociações em curso, em fórmulas mistas que pagamos por objetivos alcançados, para visitas, vendas ...O patrocínio é uma variante destinada a estabelecer uma ação duradoura e mais ambiciosa entre um anunciante e uma presença de mídia em publicidade, e restringir-se aos sites que oferecem resultados comprovados nas áreas de geração de marca, posicionamento, a prescrição de vendas ou vendas em si.
10. Micro sites
A criação de pequenos sites orientados para uma promoção ou um serviço, é cada vez mais utilizado na Internet por causa da liberdade, temos de criar um site corporativo que não se concentra em um objetivo muito específico, muitas vezes de uma forma muito concreta de tempo, tais como o uso de uma promoção especial.É cada vez mais importante que as empresas tenham vários sites diferentes de seu web site corporativos, dado a grande quantidade de conteúdo com esses sites, e criar sites específicos para determinados produtos ou promoções ... que são mais utilizados por visitantes e muito melhor cumprir as finalidades específicas que servem.Usando uma URL com um nome que apóia o objetivo do site é outra razão para a utilização de micro sites. Por exemplo, podemos escolher um local que seja direcionado para promover estes serviços, posicionando-se assim, claro o nosso micro site, explorando aí a dinâmica de mecanismos de pesquisa para essas palavras-chave pesquisadas pelos clientes potenciais.Não pretendo esgotar todo o conhecimento sobre a matéria , apenas tentei informar que é possível se fazer muita coisa com mais um mini-site e principalmente sendo utilizado dentro de um planejamento estratégico...
CASO QUEIRA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO - EMAIL: URGENT.MARKETING.NEGOCIOS@GMAIL.COM AC/ SERGIO LOTUFO
A REVOLUÇÃO DO COMERCIO ATRAVÉS
DO NETWORK-MARKETING
Muito se comenta sobre a mudança estratégica do comercio varejista e, sem dúvida, algo vem acontecendo de inédito com o uso do computador para acelerar os hábitos de compra dos consumidores que se utilizavam apenas do comercio tradicional.
Hoje, não mais se admite sair às compras sem antes consultar os sites de busca para pesquisar preços e variedades de produtos com muito mais facilidade.
Fora as vantagens dos sites de busca, temos ainda outras possibilidades que se tornaram possiveis aos usuários de computadores, que por sinal por sua agilidade, praticidade e economia, poucas pessoas deixam de fazê-lo.
Neste espaço, tentarei oferecer acompanhamento atualizado sobre a evolução do comercio e a aceitação por grande parte dos consumidores, pelo MARKETING DE REDE. Siga-nos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário